Romanos 10:4
Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

498 anos da Reforma Protestante

A força prática da teologia reformada não está simplesmente em seu vigor e capacidade de influenciar intelectualmente os homens.

"Sola fide (somente a fé); Sola Scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça); Soli Deo gloria (glória somente a Deus)."
Comemoramos 498 anos da Reforma Protestante que teve início no século XVI, com o monge alemão Martinho Lutero, abraçando as idéias dos pré-reformadores. Ele publicou três sermões contra a “venda” do perdão total ou parcial dos pecados (indulgências), em 1516 e 1517. Em 31 de outubro de 1517, Lutero pregou as 95 teses contrárias ao papado, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto ao debate sobre elas. Esse fato é considerado como o início da Reforma Protestante. Disse Lutero após ser questionado pela Igreja Católica Romana:

A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é nem correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude. Amém. O Cristianismo não é uma forma de acomodação na cultura, mas de formação e de transformação por meio de uma mudança de perspectiva da realidade, que redundará necessariamente numa mudança de comportamento, alterando sensivelmente as suas agendas e praxes. Assim sendo, a nossa fé tem compromissos existenciais inevitáveis. Ser cristão reformado não é apenas um status nominal vazio de sentido, antes reflete a nossa fé em atos de formação e transformação.

No Brasil, quando os calvinistas franceses Jean du Bourdel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André Lafon não negaram a sua fé diante de Nicolas Durand de Villegaignon (1510-1571), foram presos. Na manhã de sexta-feira, 9 de fevereiro de 1558, quando Jean du-Bourdel, o autor da Confissão de Fé da Guanabara, ia sendo conduzido ao rochedo para ser executado, acompanhado por Villegaignon e seu pajem, narra Crespin: “Ao passar junto da prisão em que estavam os seus companheiros, gritou-lhes em alta voz que tivessem coragem, pois iam ser logo libertados desta vida miserável. E, caminhando para a morte, entoava salmos e louvores a Deus, o que causava grande espanto a Villegaignon e ao carrasco”.

A força prática da teologia reformada não está simplesmente em seu vigor e capacidade de influenciar intelectualmente os homens, mas no que tem produzido na vida de milhões de pessoas, conduzindo-as, em submissão ao Espírito, à fidelidade bíblica e a uma ética que se paute pelas Escrituras. A grande contribuição do calvinismo não se restringe aos manuais das mais variadas áreas do saber, mas, estende-se à integralidade da vida dos discípulos de Cristo que seguem esta perspectiva comprometidos com Deus por toda sua vida e até o final dos tempos.
Rev Marcelo Mauricio

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